HÁ A ETERNA CONTRADIÇÃO HUMANA!
Hoje sentado dentro de um ônibus, observando pela janela a vida lá fora. Ta bom, eu sei que é clicher, mas realmente foi o que aconteceu. Vejo crianças brincando em uma pequena praça, correndo para lá, e para cá e me lembrei do meu tempo de criança. Era engraçado como eu queria parecer com os adultos, na verdade quando somos crianças achamos ser adulto é tão legal, queríamos trabalhar, manda em nosso nariz. Não víamos a hora de fazer 18 anos, achávamos seriamos livres de todo peso de cobrança de nossos pais. Quem foi que não idealizou que aos 18 anos estaria morando sozinho, ou então em uma republica cheia de amigos. Esse lance da republica é mais para quem é da geração que assistiu "Malhação", na época do Rafa e do Cabeção. Queríamos a qualquer custo tornamos adultos! Para os meninos os primeiros pelos eram tidos com motivo de honra, já podemos usar o barbeado. E as meninas, quantas foram pegas mechando na maquiagem de suas mães, E quantas vezes ouvimos: "Não pode fazer isso? Isso é coisa de adulto!", "Não se intrometa em assunto de adultos", "Não! Você não pode assistir esse filme, porque é filme de adulto". Parecia que o "mundo dos adultos" era bem mais interessante do que o nosso pequeno e privado "mundo de criança".
Ai o tempo vai passando, passamos os anos e chagamos a tão esperada e aclamada idade adulta, queremos grita para todo o mundo ouvir: Liberdade!!! Esta certo que a atitude não é muito adulta, mas queremos. Porém não é assim que acontece, os planos de sair de casa aos 18 é o primeiro a ser frustado, percebemos que a ideia é mais simples do que realmente conseguir emancipar-se no primeiro anos do que julgamos ser a vida adulta. Mas aceitamos, percebemos que morar com os pais tem lá seus benefícios, e afinal das contas, ser adulto é também entender que nem sempre as coisas são como gostaríamos que fosse, e temos que aceitar e nos adaptar. Porém não é só isso que percebemos que a vida adulta não é tão legal,
Agora a vida começa a nos fazer cobranças: "você precisa começas a trabalhar de carteira assinada". "E ai quando vai casar?" "Você ainda mora com seus pais?" Sem contar que para você arrumar trabalho é quase uma odicéia, pois para o mercado você não tem experiencia então não server, e quando chega em casa você é velho de mais para ficar no sofá brincando com seu xbox. E ai é que sua cabeça entra em parafuso, pois não tem para onde correr os dois lados estão, do ponto de vista deles, corretíssimos. Mas você não pode desistir, você vai a luta, até que um anuncio de primeiro emprego surge e você agarra com unhas e dentes, afinal emprego sem experiencia não aparece todo dia, você não quer nem saber que trabalho é, o fato de não precisar experiencia já é o perfil de trabalho ideal. E ai você começa a trabalhar, e as cobranças só aumentam, é a vida cobrando cada vez mais responsabilidade. Só para efeito de curiosidade, o significado desta palavra: responsabilidade, quando pesquisado a fundo, descobrimos que é a habilidade de responder as demandas que lhe são impostas. E são tantas demandas que mais do que precisamos, necessitamos ter habilidade de responde que temos vontade de pedir para parar o mundo para podermos descer. Há sim! Não posso deixar de comentar, a vontade de gritar continua, como a que tínhamos no primeiro ano de nossa vida adulta, porém ao invés de gritamos: liberdade! Gritamos: "Quero voltar a ser criança!!!!", "Quando era criança era feliz e não sabia". E essa é a eterna contradição humana.
Nos seres humanos estamos sempre insatisfeitos, se nosso cabelo é liso, temos vontade de ter cabelo cacheados. Se somos adultos queremos voltar a ser crianças, se crianças somos, nosso desejo é chegar a fase adulta, e por ai vai. E nisso tudo o certo é, o tempo e o mundo não vai parar que nos tomemos a decisão que nos deixara satisfeito, o tempo vai continuar passando e a natureza cumprira seu deve de faze-nos nascer, crescer, amadurecer e falecer. E não vai importar se você alcançou ou não seus sonhos de quando você ainda era criança e perguntavam: "O que você vai ser quando crescer?" Pois, alcançando ou não, a realidade de todas as pessoas é que sempre terão dias bons e dias ruins, a principal habilidade que devemos ter será a de responder de forma excelente a esses dois dias, pois mesmo aqueles que alcança seus sonhos tem momentos que fala: "Meu Deus do céu, tem certeza que esse é meu sonho? Eu não me enganei e sonhei os propósitos de outra pessoa?" Bom, se foi o que você sonho ou planejou, eu não sei, mas certamente será o somatório resultante de suas escolhas.



Comentários
Postar um comentário