
Hoje estou eu aqui, a casa numa penumbra (apenas a luminária da mesa ligada), um som baixinho tocando uma música, e a tela do computador à minha frente, apenas isso e nada mais. É surpreendente o quanto a casa parece pequena quando se tem mais de uma pessoa nela, mas o que vejo de mais incrível é o tamanho que ela fica quando se tem apenas você. Tudo parece maior, não trombar com ninguém é algo maravilhoso e funesto ao mesmo tempo. É sombrio porque temos medo, medo de encontramos com o nosso eu interior, não sabemos o que irá passa em nossa cabeça quando estamos a sós. É uma reação normal, uma vez que o ser humano foi criado para viver em sociedade, e não ficar só. Tememos de não sabermos administrar nossos sentimentos e reações a solidão. Nosso medo é de nos mesmos não nos aceitarmos, temos medo de nossa própria companhia. Se paramos para racionalizar diremos: "Não! Eu tenho medo de ficar só!" "Eu até gosto de ficar sozinho." Porém quando só termos realmente a clareza do que é solidão quando você abrir a porta de sua casa e você saber que foi a última pessoa a entrar. Ai meu camarada, você realmente poderá falar de suas reações ligadas a solidão. É verdade que todos nos temos dias que gostamos de ficar sozinho, mas não mais do que duas horas, depois disso começamos a sentir falta de pessoas ao redor.
Hoje posso dizer com propriedade sobre a solidão, há pouco passei morar sozinho, e tudo tem sido novidade para minha pessoa. Encontrar-se todos os dias à sós comigo mesmo tem sido um desafio constante. Imagino que seja assim também com todas outras pessoas.
Acredito eu que solidão é a maior escola de autoconhecimento que podemos cursar. Quando se mora sozinho sua casa torna-se um grande espelho, imagine só: você chega e a casa esta uma bagunça só, pois bem o bagunceiro é você, e é você que vai ter a responsabilidade de arrumar. E hoje acabo levando isso para a vida prática, se algo estar errado na sua vida, algo "desarrumado", não culpe a segundos e terceiros, o culpado pela sua "bagunça" é você, e se você não arrumar o que esta bagunçado, ninguém o fará por você. E como uma casa se você não arrumar a "bagunça" só irá aumentar.
A vida não nos deixa tempo para ficar de choramingo, então levanta, tome as rédeas de sua vida e vá a luta, pois as vitórias só vem para quem encara as batalhas de frente, com medo, mas sem recuar. E quanto maior a luta, com toda certeza, maior será a vitória.
Comentários
Postar um comentário