O LEGADO DE UM MENINO

Há alguns dias, vimos a imagem do menino Aylan Kurdi. Uma criança síria, de três anos de idade, que juntamente com sua família tentava fugir de uma situação caótica para uma melhor, porém a tentativa de seus familiares não teve exito. E a imagem que consternou o mundo era dessa criança vestida com sua blusinha vermelha e bermudinha azul, morta no mar e devolvido por este as areias. Se me perguntarem qual seria a missão desse jovem espirito quando chegasse a fase adulta, sinceramente não saberia responder. Porém ao ver a tamanha repercussão de sua morte, arrisco a dizer que com apenas três anos de idade Aylan Kurdi fez mais do que muitos de nós em toda nossa vida. Ele lembrou a todos, de uma forma ou de outra, que somos humanos. Entenderam?! Eu repito: SOMOS HUMANOS. 
Em pleno século XXI, tornamos nos a "cyber geração", estamos conectados quase que 24 por dia. E quando nos desconectamos é para carregar o celular, quando estamos dormindo é claro, para que durante o dia o parelho tenha energia o suficiente para continuarmos plugados. A rotina tem transformado homens em máquinas, as "profecias" que diziam que no anos 2000 teríamos androides tomando conta das coisas dos seres humanos a cada dia mais tem se cumprindo, eu vos apresento um deles: este mesmo que vos escreve. A rotina acaba tomando conta de nossa vida, passamos fazer tudo no automático, e quando percebemos, passou-se meio ano, um ano inteiro e assim vamos envelhecendo numa velocidade galopante, e o pior não percebemos. Somos arrastados pelas fortes mares de nossas rotinas. Nossos contatos acabam sendo cada vez mais mecânicos, "bom dia", "como foi seu dia?"; porém muitas das vezes não estamos realmente desejando que a outra pessoa tenha um bom dia,  e também não que esteja desejando um dia ruim, apenas não desejamos nada só falamos pelo protocolo. E assim vamos empurrando nossa vida com a barriga, que por sinal fica cada dia maior, mas isso ai é culpa dos "fastfoods", não temos temos culpa por deixar nossa vida acontecer no automático sem que tomarmos o minimo cuidado.  
E quando vejo um casos como do menino Kurdi,  percebo um ser tão pequeno e frágil, mas que deixou um legado enorme para nós, ele nos lembrou que ainda temos um coração de carne, que ainda somos capazes de nos comovermos com o mal de nossos semelhantes. Acredito também que devemos olhar para dentro de nossas comunidades, onde também tem crianças tendo a inocência e sonhos mortos, assassinados por uma maquina de gerar dinheiro chamada tráfico. E mais  do que se comover e lembra devemos também batalhar para isso mudar. Como podemos fazer isso?! Simples !!!! Resgatando os valores que à muito tem sido deixado de lado, valores estes que fundamentam as famílias. Se em cada lar os lideres destas famílias começar esse resgate no futuro teremos mudado os status quo de androides automáticos desumanos e voltaremos a nossa essência, a de ser humano e se compadecer e ajudar nosso semelhantes, ai sim voltaremos fazer a boa obra. Pois no final nada levaremos, e o que deixaremos não é o quanto tivemos, mas sim as coisa fizemos ou deixamos de fazer por aqueles que estão perto de nós.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERIMETÉRIO

TOTALMENTE REABILITADO

Memórias de um apaixonado